As cavitações, também designadas por osteonecrose dos maxilares, osteíte da mandibula, NICO ( neuralgia inducing cavitational osteonecrosis), FDOJ (Fatty degenerative osteolyses in jawbone) ou BMDJ (Bone marrow defects of the jaw), apresentam-se como lesões cavitárias originadas por uma necrose isquémica dos maxilares formadas após alguns procedimentos como extrações de dentes, desvitalizações ou outras situações onde houve uma má cicatrização. Estas lesões apresentam-se frequentemente como locais de depósito de tecido adiposo, com necrose do osso e irritação concomitante do nervo trigémio. Como consequência, pode existir dor orofacial, por vezes crónica e de causa “idiopática”, que está relacionada com o fluxo sanguíneo comprometido através da medula óssea ou com alterações inflamatórias dos tecidos medulares.
Nos últimos anos têm se vindo a assistir a uma relação crescente e cientificamente suportada da presença de cavitações com algumas doenças.
As cavitações dos maxilares e o elevado conteúdo inflamatório com presença de citoquinas (como os RANTES), bactérias, fungos, etc, podem ser fatores desencadeantes de doenças sistémicas, neurodegenerativas, oncológicas (sendo o cancro da mama o mais estudado), doenças auto-imunes, artrite e distúrbios do Sistema nervoso central. Contudo, o diagnóstico destas lesões nos maxilares é difícil e requer diversas ferramentas. A história de vida, a ortopantomografia e o cbct (tac), a kinesiologia, a termografia, a biorresonância e algumas análises ao sangue são bastante úteis para uma correta deteção e decisão de intervenção. O tratamento consiste na limpeza profunda destas cavidades com consequente insuflação com ozono e colocação de PRF obtido a partir do sangue do paciente. Desta forma, o osso é revascularizado, a inflamação é reduzida, dando a possibilidade ao corpo de efetuar uma correta cicatrização.
Alguns dos sintomas mais frequentes que podem melhorar ou desaparecer após a limpeza da cavitação/NICO:
- Palpitações e "peso no peito"
- Dores articulares
- Zumbidos nos ouvidos
- Nevralgia trigémio
- Tensão nos maxilares, cabeça e pescoço