Avançar para o conteúdo

Implantes cerâmicos

Tratamentos integrativos e biológicos
Os implantes cerâmicos (dióxido de zircónia ou zircónia) são uma opção sem metal e altamente biocompatível utilizada para substituir dentes em falta como alternativa aos implantes de titânio (metálicos) habitualmente utilizados.

Vantagens dos implantes cerâmicos:

Elevada Biocompatibilidade​

Na natureza a cerâmica é o material que melhor mimetiza o osso e o dente sendo altamente compatível com o nosso organismo

Mais higiénico​

A superfície dos implantes de cerâmica apresenta muito menor adesão de placa bacteriana conduzindo a uma melhor manutenção dos tecidos e higiene.

É bem aceite pelos tecidos moles (gengiva):​

O crescimento e adesão da gengiva em torno dos implantes cerâmicos acontece muito facilmente sendo um aspeto altamente protetor contra invasão de bactérias contribuindo para uma grande estabilidade a longo prazo.

Não conduz eletricidade​

A cerâmica ao contrário dos metais (titânio), na presença de alimentos quentes não conduz a temperatura “protegendo” o osso de possível necrose.

Não se corrói

Com a cerâmica não se libertam produtos tóxicos resultantes da corrosão eletroquímica que acontece quando 2 metais estão presentes na boca (ex: implante titânio e pilar da coroa).

Mais estético​

Os implantes cerâmicos sendo brancos são altamente estéticos mesmo em zonas de grande compromisso, não existindo o risco de exposição de colar acinzentado na gengiva tal como acontece com os implantes de titânio.

Menor incidência/risco de infeção​

De acordo com estudos recentes, nos implantes cerâmicos parece não existir a presença de periimplantites (infeção em redor dos implantes com perda de osso associada).