A ortodontia integrativa dedica-se ao estudo postural global dos pacientes procurando sempre promover um equilíbrio e harmonia da função mastigatória. Através da desprogramação e ativação promovida por aparelhos funcionais, ortopédicos e ou corretivos procura-se a movimentação e alinhamento dos dentes, o correto posicionamento da língua e/ou a melhoria da postura, suportado sempre por uma tomada de consciência das causas do inconsciente que levam à situação em que se encontram, evitando desta forma o aparecimento de recidivas ou outras compensações do corpo.
Os aparelhos utilizados podem ser fixos ou removíveis e totalmente livres de metal, procurando ao máximo reduzir a toxicidade para o paciente.
Além disso, a utilização de contenção fixa no final dos tratamentos é sempre ponderada em função de cada caso em específico e a terapia neural aplicada com frequência com o objetivo de ir reorganizando toda a rede nervosa ao longo do tratamento de forma a proporcionar ao paciente uma experiência o menos traumática possível.
Outra opção, são os aparelhos funcionais removíveis e também totalmente livres de metal, adequado a todas as idades e atuando de forma global em todo os sistemas (músculos, dentes, língua, palato e respiração).
Com esta abordagem poderá beneficiar de:
- Uma respiração mais correta
- Um melhor posicionamento da lingua e assentamento dos lábios
- Uma mastigação mais equilibrada
- Melhoria da postura e consequenmtente menor tensão na região da cabeça e pescoço
- Harmonia estética do sorriso