Avançar para o conteúdo

Terapia Neural

Tratamentos integrativos e biológicos

Com evidência científica comprovada a Terapia Neural é uma ferramenta fundamental na abordagem integrativa da medicina dentária. 

É uma terapia que atua diretamente no sistema nervoso, principalmente o vegetativo que é o responsável por regular as funções de todos os nossos órgãos e tecidos. 

Algumas situações como a falta de dentes ou presença de implantes dentários, os dentes inclusos, a existência de cáries, os dentes desvitalizados, as amálgamas, as cicatrizes das amigdalectomias, etc, podem por vezes, dependendo da susceptibilidade de cada pessoa, ser um foco interferente. Os focos interferentes são zonas ou áreas em qualquer parte do organismo que através do sistema nervoso vegetativo são capazes de gerar e transmitir impulsos nervosos de forma contínua que constituem uma irritação para outras áreas ou processos à distância aparentemente sem relação funcional ou anatómica com a origem do estímulo.

Com a terapia neural neutralizamos essas irritações através de uma espécie de reset e promovemos novamente um equilíbrio e uma neuromodulação.

Como sabemos, cada dente está conectado com o resto do corpo através de vasos sanguíneos e da mesma rede nervosa, mas não só. Os meridianos amplamente provados pela medicina chinesa também conectam cada dente com órgãos específicos do nosso corpo. 

Dr. Voll, médico e fisiólogo alemão, estima que cerca de 70% das doenças possam estar relacionadas ou terem origem na boca, da mesma forma que cerca de 70% dos pontos específicos que são capazes de interferir e provocar desequilíbrios em locais à distancia no nosso corpo estão localizados na zona da cabeça e do pescoço.

Aplicando a terapia neural em dentes específicos ou em zonas da boca específicas e terminações nervosas chave, podemos eliminar estas interferências e ajudar a restabelecer um melhor funcionamento do órgão ou a melhoria de um sintoma específico do doente.

A terapia neural é ainda altamente eficaz no tratamento da dor crónica, já que possibilita a interrupção do “circuito-vicioso de dor estabelecido”, bem como na recuperação de sintomas relacionados com alterações no correto funcionamento do sistema nervoso.

Muito embora a terapia neural tenha inúmeras indicações clínicas, no âmbito da medicina dentária, os resultados são bastante evidentes nas seguintes situações: